Marcadores

Translate

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Marcelia de Souza Cartaxo



MARCELIA DE SOUZA CARTAXO UMA ESTRELA PARAIBANA


Marcélia de Souza Cartaxo nasceu em Cajazeiras no Estado da Paraiba, no dia 27 de outubro de 1963 é uma atriz brasileira. Atriz versátil, no cinema teve destaque no filme A hora da estrela, baseado no romance de Clarice Lispector, que lhe rendeu vários prêmios, inclusive Urso de Prata no Festival de Berlim, e como uma prostituta, no filme Madame Satã.
Nos tempos de adolescência, Marcélia fugia de casa, na pacata Cajazeiras, para ensaiar às escuras, no quintal de amigos. Sua trupe era a “Turma do Mickey”, composta por uma dúzia de crianças que encenavam um repertório dos mais convencionais; Sonhava em montar Chapeuzinho Vermelho e dublar As Frenéticas. Uma vez por ano, a turma ia para João Pessoa, que para a turma era sua Hollywood.
A mãe de Marcélia foi quem menos gostou da idéia de ver a filha virar atriz. Para ela, atriz se tornava prostituta e ator era vagabundo. De nada adiantaram as repreensões da mãe, Marcélia pegava as moedas que os fiéis depositavam no Santo Antônio de sua cidade e ia correndo para o cinema, sonhar com Greta Garbo e Marilyn Monroe. Chegou um dia a dizer que o santo devia ter achado um bom investimento, porque nunca a descobriram. E pensava: “Um dia lhe pago, meu santo.”
No começo da década de 80, o grupo de Marcélia resolveu montar Beiço de estrada, um texto original de Eliezer Filho, único universitário da equipe. Viajaram pelo Brasil todo, como parte do “Projeto Mambembão”. Quando a montagem chegou a São Paulo, Marcélia encontrou a chance de sua vida: da platéia a cineasta Suzana Amaral observava o jeito tímido e forte daquela menina, então com 23 anos. A partir daí a toma impulso a carreira da atriz.
Na semana em que viajou a Berlim para receber uma premiação por seu papel em A hora da estrela, a atriz foi fisicamente agredida por uma alemão xenófobo dentro de um ônibus, que justificou sua agressão por achar que Marcélia fosse judia.
CARREIRA

Na televisão

No cinema

Crystal video.pngA Wikipédia possui o:
Como atriz
Como diretora
2003 – Tempo de ira (curta-metragem)
Origem: Wikipedia a Enciclopedia Livre
Veja o video

Nenhum comentário:

Postar um comentário